Relatório de Atividades 2020

O CEI Maria Amélia

O CEI Maria Amélia

O Centro de Educação Infantil Maria Amélia (AMA) é uma organização sem fins lucrativos, que atende, gratuitamente e em período integral, cerca de 100 crianças em situação de vulnerabilidade social, em Curitiba.

Desde 2018, o CEI Maria Amélia passou a ser administrado conjuntamente pelo Colégio Positivo e pelo Instituto Positivo, além de contar com o importante apoio das demais unidades do Grupo Positivo para soluções didáticas e tecnologias educacionais. Com isso, todas as unidades do Positivo abraçam também a instituição e reforçam sua contribuição por meio de iniciativas relacionadas às suas áreas de atuação.

Ações de destaque em 2020:

O ano de 2020 foi realmente desafiador para todos. A Equipe do CEI Maria Amélia – AMA, entendendo a complexidade desse ano, realizou ações como o vale-alimentação para as famílias que solicitaram auxílio, assim como adaptou várias atividades que seriam desenvolvidas presencialmente para o formato virtual, com a intenção de que criança e família continuassem ligadas à nossa escola. Nossa dedicação foi recompensada com o envolvimento de muitas famílias na realização das atividades junto com a criança e na participação de alguns eventos virtuais. Ficou provado que se a família e a escola se unirem, o resultado será sempre positivo para a criança.Profª Gilciane Baggio Ortolani, diretora do CEI Maria Amélia

1. Doação do vale-alimentação

Com a suspensão das atividades presenciais, foi desenvolvida uma ação de apoio às famílias dos alunos matriculados no Centro de Educação Infantil Maria Amélia (AMA). Mensalmente, as famílias sinalizaram por meio de um formulário on-line sobre a necessidade de apoio. O aporte foi organizado de acordo com o valor disponível no orçamento para compra dos alimentos da escola, que deixou de ser utilizado para tal finalidade devido ao período de suspensão das aulas presenciais. Com o recurso, as famílias puderam adquirir itens de alimentação, higiene e limpeza em um mercado do bairro.

De abril a dezembro de 2020, a ação destinou mais de 70 mil reais que beneficiaram, em média, 53 famílias por mês.

2. Homenagem às mães

No mês de maio, as mães foram homenageadas com um vídeo e um cartão via e-mail com a admiração e carinho por todas elas.

3. Lives

Ao longo do ano, foram realizadas algumas transmissões ao vivo, com o objetivo de aproximar os alunos da escola e manter o contato humanizado.

Live Festa Junina dos Colégios Positivo, em que as crianças da AMA também participaram.

Live “Era uma vez…”, no início do mês de agosto, envolvendo contação de histórias e música, com algumas professoras e todas as crianças do Infantil 1 ao Infantil 5 que foram convidadas a participar.

Live “Sessão de Movimento”, no final do mês de agosto, em que as crianças puderam brincar e se divertir acompanhando a atividade orientada por uma professora de Educação Física.

Live “Ateliê de Arte”, em que todas as crianças puderam participar de uma atividade divertida, criativa e envolvente com a orientação das professoras de arte.

4. Facebook da AMA

Foi criada uma página exclusiva do CEI Maria Amélia na rede social Facebook, como mais uma forma de comunicação com os pais e familiares das crianças, e que facilitou a visualização de comunicados importantes que eram enviados por e-mail e que muitas famílias demoravam para acessar. Com o Facebook, eles recebem a notificação e ficam mais atentos aos avisos da escola.

Pela rede também foi possível criar grupos de cada uma das turmas para promover uma interação mais direta e fácil das professoras com seus alunos e familiares.

5. Homenagem aos pais

No dia dos pais, foi enviado por e-mail, via Facebook e também pelo Google Fotos, uma homenagem a todos os pais das crianças da AMA.

6. Projeto Criança ao Pé da Letra

A partir do mês de agosto, as crianças do Infantil 5 passaram a participar do projeto “Criança ao Pé da Letra”, que estimula a criança em seu processo de alfabetização e letramento. Foram realizadas algumas sondagens por meio de chamada de vídeo pelo aplicativo WhatsApp, e assim a professora conseguiu identificar em que nível de alfabetização a criança se encontrava. A partir dessa sondagem, a professora planejou atividades específicas para atender cada criança em sua situação individual, o que gerou um avanço significativo no processo que cada um se encontrava, além da motivação que gerou nas crianças.

As professoras passaram a participar de encontros quinzenais de formação, para estarem mais preparadas para atender essas crianças nesta fase tão importante.

7. Projetos de Formação Humana

No mês de setembro, tiveram início os projetos de Formação Humana, por turma:

  • Projeto “Brincadeiras cantadas “(Infantil 1)
  • Projeto “Brincadeiras da Infância” (Infantil 2)
  • Projeto “Aromas e Sabores” (Infantil 3)
  • Projeto “Colcha de retalhos” (Infantil 4)
  • Projetos “Chá com os Avós” (Infantil 5)

Esses projetos são de grande importância para a escola e para a família, pois são trabalhados valores humanos com todos os envolvidos. Nos anos anteriores, estes projetos aconteciam de forma presencial com as crianças, e eram enviadas atividades para que a família de alguma forma se envolvesse. Como fechamento do projeto, promovia-se um momento na escola com as crianças e suas famílias.

Por serem projetos tão importantes para o desenvolvimento humano, não poderiam deixar de ser realizados, mesmo que de forma remota. Então, foi produzido um vídeo explicativo, comunicando aos pais que o projeto seria mantido, mas que a ajuda deles seria fundamental para a continuidade e sucesso da atividade, e o envolvimento das famílias foi impressionante. Os projetos acontecem da seguinte forma:

Projeto “Aromas e Sabores”: a família deve conversar com a criança sobre alguma receita ou alimento que lembre sua infância e que lhe traga boas lembranças, pelo aroma e/ou pelo sabor. Depois dessa conversa, um membro da família irá elaborar a receita daquele alimento com a ajuda da criança e uma outra pessoa deverá filmar o passo a passo da receita. Depois de filmado, até a receita estar pronta, os pais enviam para a professora o vídeo que fizeram e esta realiza uma edição, e envia para todas as famílias da turma. As receitas estão sendo vistas e realizadas por várias famílias. Como encerramento, foi enviado para casa de cada criança da turma, uma fatia de bolo de chocolate, elaborado pela professora e que sem dúvida, o sabor desse bolo lembra a escola, pois é um dos lanches que as crianças mais gostam.

Assim acontece também com os demais projetos: todos realizam a atividade com a criança, filmam e depois enviam para a professora que edita e encaminha para as demais famílias da turma. Está sendo uma oportunidade das crianças verem os amigos, dos pais se conhecerem e se divertirem juntos, mesmo que a distância.

8. Dia das Crianças

Foi realizada a entrega do presente para as crianças na AMA, com um bilhete da professora regente, personalizado para cada criança.

9. Projeto Mascote

No mês de outubro, as crianças receberam uma mascote de pano com o uniforme da AMA, e este projeto também faz parte do “Formação Humana”, intitulado como Projeto da “Mascote”, porque envolveu os seguintes valores: amizade, coletividade, afetividade e responsabilidade. Foram enviados vídeos de atividades que as crianças realizaram com a mascote; além disso, foi incentivado que cada criança batizasse sua mascote com nome e sobrenome e assim, de forma lúdica, as crianças teriam na mascote, um amigo que poderia estar mais próximo a elas neste ano tão difícil para todos.

10. Drive Thru do Papai Noel

No dia 15 de dezembro, foi realizado um drive thru de entrega de presentes de Natal para as crianças da AMA. Todos os presentes entregues foram doados pelos colaboradores do Grupo Positivo. Durante um período de 3h, as famílias puderam passar de carro em frente ao portão da escola, com as crianças no banco de trás, e receberam o presente pelas mãos do Papai Noel. As famílias que não tem carro, puderam agendar com a professora a ida na escola, evitando assim aglomerações e de forma carinhosa receber do Papai Noel o seu presente.