Relatório de Atividades 2020

Pandemia da Covid-19

Pandemia da Covid-19

Assim que foi declarada a pandemia e as medidas de isolamento social, o Instituto Positivo se manteve alerta e ativou suas redes de relacionamento para avaliar como poderia desenvolver ações colaborativas e potencializar recursos em favor do enfrentamento das dificuldades provenientes dessa crise que se instalou pelo mundo.

A partir dessas redes de colaboração, muitas iniciativas puderam ser realizadas, entre elas:

A campanha “O Amor Contagia”, criada no contexto da pandemia que se instaurou em 2020, teve como objetivo a criação de um canal confiável para captar e destinar recursos aos hospitais que estão atendendo a população no enfrentamento da Covid- 19, e estavam tendo dificuldades para comprar testes e equipamentos de proteção para as equipes de saúde, assim como para apoiar organizações da sociedade civil, como casas lares e asilos, que sofriam forte impacto com a baixa arrecadação de doações, inviabilizando parcialmente ou integralmente o atendimento prestado. Esta iniciativa acabou por se configurar como a maior campanha de mobilização e arrecadação de recursos no estado do Paraná.

Nasceu da união das promotorias de Justiça do Ministério Público, Ministério Público do Trabalho do Paraná que firmaram um convênio com a UFPR e a Funpar. Logo em seguida, outras organizações se uniram ao grupo, inclusive o Instituto Positivo.

O cenário que motivou a campanha apresentou dados alarmantes sobre a condição das instituições diante da crise imposta pela pandemia e pela necessidade do isolamento social. De acordo com uma pesquisa estadual do Instituto GRPCom, em março de 2020, 84% organizações sociais interromperam parcial ou totalmente suas atividades e 74% delas corriam risco de fechamento em até três meses. Na área da saúde, houve cerca de 50% de queda na arrecadação dos hospitais filantrópicos, de acordo com o Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Paraná.

Além de participar ativamente da coordenação da campanha e destinar recursos financeiros, o Instituto Positivo também mobilizou outras unidades do Grupo. Cada uma das empresas se envolveu por meio de diferentes ações, tanto para divulgar como para auxiliar nas arrecadações, incentivando parceiros, fornecedores, alunos e pais de alunos a contribuírem e também a promoverem a campanha.

Veja algumas formas de atuação do Grupo Positivo na campanha “O Amor Contagia”:

Instituto Positivo

O Instituto Positivo levantou R$ 685.000,00 em doação financeira para a campanha;

Posigraf

A Posigraf imprimiu mais de 2 milhões de flyers, que foram distribuídos pelos seus clientes/varejistas. O custo médio do material produzido foi de R$ 57.000,00;

“A campanha O Amor Contagia efetivamente nos contagiou! Foi muito gratificante podermos contribuir com a saúde da comunidade paranaense, especialmente neste momento tão delicado da pandemia da Covid-19. É com muita alegria que agradeço nossos clientes, colaboradores e todos que foram parceiros essenciais na divulgação da campanha.”Gilberto Alves, diretor geral da Posigraf

Colégio Positivo

O Colégio Positivo promoveu doações para a campanha junto aos pais dos alunos em sua live junina, no início do mês de junho e também organizou uma arrecadação de alimentos na Gincana drive thru do Dia das Crianças. Foram 2.204 itens doados, que representam um valor médio de R$ 11.206,00;

“O Colégio Positivo estimula seus alunos a desenvolverem o olhar crítico e apurado quanto aos problemas enfrentados pela sociedade, portanto a campanha O Amor Contagia, que convocou a sociedade a auxiliar hospitais públicos e filantrópicos, além das OSCs afetadas pela pandemia da COVID-19, foi um ótimo exemplo para os nossos estudantes, e termos participado ativamente da mesma é motivo de orgulho para nós. 

Ao estimular a participação de indivíduos no suporte a entidades que estão na linha de frente do combate à pandemia, a campanha mostrou aos nossos alunos, de forma inequívoca, a importância da união e da solidariedade no enfrentamento de grandes desafios.”Professor Celso Hartmann, diretor geral dos Colégios Positivo

Curso Positivo

O Curso Positivo convidou alunos e ex-alunos para participarem de aulas solidárias virtuais com temas diversos. Para assisti-las era necessário pagar a taxa de R$ 15 por aula, e o montante arrecadado foi de R$ 11.777,50. O Instituto Positivo dobrou o valor, totalizando R$ 23.555,00 destinados à campanha.

“Para nós, do Curso Positivo, participar e contribuir com a campanha O Amor Contagia foi além da atitude solidária.  Foi também uma oportunidade de exercitar a nossa capacidade de mobilização integrada com professores, alunos e familiares em prol de uma só causa:  ajudar aqueles que mais necessitavam no momento de uma pandemia. Sentimo-nos muito gratificados, como educadores e como seres humanos que precisam pensar e agir de forma solidária e coletiva para promover o bem ao próximo.”Professor Alceu Gnoatto, diretor do Curso Positivo

Confira os resultados gerais da campanha:

Parceria entre o Instituto Positivo, Boticário e Bunge

As três organizações se uniram em uma parceria solidária para garantir o acesso a 30 mil litros de álcool líquido para hospitais de nove estados, a partir da última semana de setembro.

A ação em cooperação envolveu o fornecimento de álcool 70% pela BP Bunge, a contribuição financeira do Instituto Positivo e o envase do produto por parte do Grupo Boticário.

A coalizão permitiu a produção de 350 mil unidades de álcool gel que foram disponibilizadas a cerca de 50 hospitais de nove estados (Amazonas, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Tocantins). A ação contou também com a parceria com as secretarias estaduais de Saúde de quatro desses estados: Amazonas, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Doação de tablets para o Hospital Santa Casa de Misericórdia de Curitiba

Em parceria com a Positivo Tecnologia, foram doados tablets para os pacientes isolados do Hospital Santa Casa de Curitiba, em tratamento da Covid-19, manterem contato com suas famílias. Um dos tablets foi utilizado como a cabeça de manequim transformado em palhaço virtual. O palhaço percorre todas as alas de internamento dos pacientes em tratamento de Covid no hospital, permitindo dar continuidade às ações de terapia do riso proporcionadas pelos voluntários, uma vez que eles não puderam mais realizar tais atividades presencialmente dado o ambiente de contaminação.

 “Diante dessa crise sem precedentes, não havia outra opção que não arregaçar as mangas e contribuir, direcionando recursos, esforços e energia para ajudar os paranaenses mais vulneráveis. Acreditamos muito no potencial das pessoas, na importância de darmos o exemplo e no poder da colaboração humana.  Assim nos unimos a parceiros que foram incansáveis em sua dedicação à campanha e conseguimos apoiar diversas organizações sociais e hospitais, em um esforço conjunto de proteger o que temos de mais valioso: a vida”.Lucas Guimarães – Presidente do Positivo Educacional e do Instituto Positivo

Campanha “Declare o Bem no seu Imposto de Renda”

O Instituto Positivo, ao lado de importantes parceiros, é um dos realizadores da campanha “Declare o Bem no seu IR”. Ela nasceu no âmbito do grupo de empresários e profissionais que se mobilizaram para apoiar a campanha “O Amor Contagia”.

Dado o desafio, em meio à pandemia, da captação de recursos das organizações que atuam nas áreas de saúde, esporte, assistência social e cultura, esse grupo se mobiliou para divulgar e estimular a ampliação do número de contribuintes que destinam seu imposto para essas causas. No Paraná, atualmente, menos de 5% das pessoas e empresas paranaenses que podem destinar parte do seu imposto fazem esse tipo de destinação.

Foram criados um guia com passo a passo de como realizar a destinação; uma vitrine de projetos das OSC aptas a receber a destinação do imposto; além de vídeos com depoimentos de empresários e de artistas incentivando as doações.

Além dessas inciativas, todos os anos o Grupo Positivo busca aproveitar ao máximo a oportunidade da destinação fiscal das diferentes leis de incentivo. Esta é uma forma de possibilitar que recursos gerados localmente permaneçam em nossa cidade e em nosso estado, contribuindo para as organizações e suas iniciativas nas diferentes áreas.

Links: