A partir de sua missão de incentivo ao Regime de Colaboração como forma para superar os desafios da oferta de qualidade da Educação pública, o Instituto Positivo desenvolve um trabalho de disseminação de informações em nível nacional. O principal objetivo dessa atividade é ampliar o acesso ao conhecimento sobre Arranjos de Desenvolvimento da Educação, a fim de que cada vez mais dirigentes municipais de Educação possam implementar esse modelo de iniciativa em sua região e, de forma colaborativa, possam implantar projetos educacionais e alcançar melhores resultados educacionais.
Também em nível nacional, o Instituto atua com advocacy, contribuindo nos âmbitos Executivo e Legislativo para fortalecer as políticas públicas de Educação e ampliar ainda mais a legitimidade dos Arranjos de Desenvolvimento da Educação.
Ao lado do Itaú Social e do Movimento Colabora Educação, o Instituto Positivo apoia a Rede de Colaboração Intermunicipal em Educação, uma iniciativa suprapartidária e sem fins lucrativos, que representa a união de 21 iniciativas em colaboração, sendo 13 Arranjos, 7 Câmaras Técnicas de Consórcios Intermunicipais e 1 Fórum Educacional.